Coleta Seletiva de Lixo - Histórico



 Coleta Seletiva de Lixo no Pasárgada
Um planeta melhor para todos
   

Introdução
Desde o início deste ano, a Pirilampo Consultoria Ambiental, através de equipe técnica, vem  junto com a ASPAS, desenvolvendo/ criando um modelo próprio, especial,  para o recolhimento e aproveitamento do lixo reciclável produzidos nas residências do condomínio.
O Pasárgada atualmente conta com (180?) residências e, estimando-se 4 moradores em cada uma, tem-se uma população fixa de 720 pessoas. Se considerarmos que em cada residência há uma produção de 2 Kg. de lixo inorgânico reciclável por dia, em média teremos 10.800 Kg/ mês. Significa que esse montante será retirado do ambiente e dos lixões, podendo ser reciclado gerando emprego e renda aos catadores.
A idéia parece fácil e simples, no entanto surgem questões que precisam  ser respondidas e buscadas as respostas, exemplo: 1. além do produto reciclável, como tratar os outros resíduos? Como lidar com o produto orgânico descartado ? E o resíduo vegetal? E o destino dos contaminantes do solo, tipo pilhas e baterias?Onde armazenar o material reciclável até o seu recolhimento? Como separá-lo? Critérios? Haverá um local único para transbordo ou o recolhimento será feito porta-a-porta? Quantas separações são necessárias por residência?  Que garantias teremos de que o produto reciclável de fato seja reciclado não atingindo  os lixões? Como fazer a mobilização da comunidade para essa tarefa, que antes de ser seletiva tem que ser coletiva?Outras inúmeras questões surgem a cada dia e precisam de respostas. Como o modelo está em construção, apresentaremos a nossa idéia aguardando o momento para sintonizá-la com os desejos e necessidades dos condôminos.
Apresentação da Proposta
O lixo produzido em cada casa é assim classificado:





Origem

Doméstico


Área verde

Tipo

Orgânico

Inorgânico reciclável

Inorgânico não reciclável

Pilhas/ baterias

Troncos

Galhos

Folhas

Orgânico Doméstico: restos de comida, cascas de vegetais/frutas e de ovos, guardanapos sujos, saquinhos de chá, coador de papel com café. Trata-se daquele lixo úmido que geralmente é colocado numa lixeirinha de pia.
Inorgânico reciclável: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro, jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel, latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio, potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Inorgânico não reciclável: - Vidro de automóveis,janelas, cristais, lâmpadas, pirex, box, ampolas de remédio, celofane, carbono, papel higiênico, laminados, plastificados, fraldas, espuma, adesivos, etiquetas, fotos, cerâmica, porcelana, acrílicos, latas com ferrugem, latas com verniz, inseticidas, solventes, clipes, grampos, aerosóis.
Lixo verde tamanho tronco: árvores secas e mortas, produtos de podas tamanho grande.
Lixo verde tamanho galho: folhas de palmeiras, podas de árvores exóticas, trepadeiras, gravetos acima de 1 metro.
Lixo verde tamanho folha: produto da varrição do jardim e poda de grama, folhinhas diversas.
Para o  Pasárgada, apresentamos a solução abaixo:
Coleta Seletiva


Origem

Doméstico


Área verde

Tipo

Orgânico

Inorgânico reciclável

Inorgânico não reciclável

Pilhas/ baterias

Troncos

Galhos

Folhas

Destino

Enterrar no próprio lote

Associação dos catadores de papel
ASCAP - NL

Transporte para aterro
 (Consita)

Pirilampo

Empilhamento próprio terreno


Espalhar na área verde

 Armazenagem

Não há

Sacos vermelhos

Qualquer cor menos vermelho

Caixinhas na portaria 1

Aproveitamento sócio econômico/doação

Não há


Operacionalização:
Lixo Orgânico:
Segundo estatística mundial, representa mais da metade de todo o lixo doméstico. Mal manejado, é o que mais gera gás metano e chorume, aquele líquido ácido que acaba no lençol freático e contamina os rios se estiver depositado incorretamente e em grande quantidade.
A melhor forma de cuidar do lixo orgânico doméstico é enterrá-lo no quintal, próximo á porta da cozinha.
Compre uma lixeirinha de pia para depositar esse lixo diariamente. Cave um buraco redondo, nas medidas  20 cm  de diâmetro por 30 cm de profundidade e mantenha a  terra ao lado formando um montinho. Depois de arrumar a cozinha leve o conteúdo da lixeira e jogue-no buraco, arrastando um pouco da terra sobre ele. Cubra com uma pedra. No dia seguinte repita a operação no mesmo buraco até completá-lo. Na semana seguinte faça outro buraco igual e repita o procedimento. Ao final de um mês mais ou menos  o primeiro buraco pode ser re-utilizado pois o produto já estará decomposto.
Vantagens: o custo é zero; qualquer pessoa pode fazer; as crianças aprenderão a fazer a primeira separação de lixo; empregados vão aprender rápido e praticar em suas casas.
Desvantagens: não existem.


Inorgânico reciclável:
Será embalado no saco vermelho, sem separação. Uma vez por semana será recolhido na porta de cada residência. Se cada item receber um leve enxágue, rapidamente passando sob a torneira, esse lixo pode ficar muito tempo guardado. Na ASPCAP ele será separado.
Outra recomendação importante é não amassar os papéis brancos para não quebrar as fibras. Rasgue-os se for muito grande. Pode acrescentar os jornais velhos se quiser, embora o ideal seja colocá-los à parte.

Pilhas e Baterias:
poderão ser descartadas nas portarias 1 e 2 qualquer pilha ou bateria portátil, sem uso, com medidas até 5x8 cm, como também carregadores e aparelhos celulares, seguindo essa mesma medida. Esse material será  recolhido mensalmente pela Pirilampo Consultoria Ambiental e encaminhado à SUZAQUIM, empresa licenciada para proceder  a devida reciclagem.
Quanto ao resíduo verde:

Tronco: aproveitamento sócio-econômico. Pode ser queimado ou doado. Segundo o IEF, não é permitido deixa-lo decompondo nas áreas verdes.

Galhos: serão recolhidos semanalmente e encaminhados à mineradora que utilizará para recompor áreas degradadas e reconstituir solos.

Folhas: cada casa deve fazer esse aproveitamento: espalhando pelas áreas verdes nativas, usando para pequenas compostagens ou mesmo criando um pequeno minhocário. É fácil e podemos, oportunamente, dar maiores informações.

Em síntese:
Vantagens da coleta seletiva
- Preserva o meio ambiente
- Reduz a exploração de recursos naturais
- Reduz o consumo de energia
- Diminui a poluição do solo, água e ar
- Diminui a proliferação de doenças e contaminação de alimentos
- Prolonga a vida útil do Aterro Sanitário
- Melhora a limpeza da cidade
- Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
- Gera emprego e renda para a população (catadores)


Lúcia L.P. Rocha










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva a sua opinião sobre o texto lido, ela será considerada!