terça-feira, 19 de abril de 2011

O Lixo Verde


O Lixo Verde
Reduzir – Reutilizar - Reciclar

A partir dessa semana a Diretoria de Meio Ambiente vai orientar aos condôminos quanto ao trato e destino do lixo verde produzido em suas propriedades.
 Esse material, resultante do corte da grama e das podas nas árvores e arbustos,  é recolhido semanalmente pelo condomínio  e despejado na  Mineração que gentilmente aceitou recebê-lo. Gera-se, portanto,  um custo de recolhimento e transporte.
Sabe-se que as palavras de ordem para os lixos em geral são: reduzir, reutilizar e reciclar. Para alcançarmos esses três objetivos simultaneamente propomos a formação, em cada residência, de uma pequena  compostagem[1], espaços previamente preparados no qual se depositam  as folhas.  Pode ser num buraco, numa caixa grande ou mesmo num pequeno cercado de tela. Irriga-se uma vez por semana para acelerar a decomposição. Em pouco tempo haverá um rico húmus pronto para ser utilizado como adubação para vasos, canteiros e árvores ou mesmo espalhado pelo sub-bosque da área de preservação. Trata-se de uma conduta ambientalmente correta e com ganhos reais, como convém aos novos tempos. Os caseiros poderão aprender o método e divulgá-lo em suas comunidades.















[1] A compostagem é um processo biológico através do qual microrganismos e insetos decompõem a matéria orgânica numa substância homogenea, de cor castanha, com aspecto de terra e com cheiro da floresta - O Composto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva a sua opinião sobre o texto lido, ela será considerada!